Segunda-feira, 01 de Maio de 2017

Buscar   OK
Brasil

Publicada em 20/04/17 as 11:47h - 950 visualizações
No Sertão de PE, açudes armazenam água após chuva em Salgueiro

Exu Notícias/G1 Petrolina

Link da Notícia:

 (Foto: Exu Notícias/Reprodução)
Na zona rural de Salgueiro, os agricultores estão mais animados com a chuva dos últimos dias do Sertão Central. Em algumas localidades já tem açudes com muita água armazenada, o que é um alívio pra quem mora na área de sequeiro. O maior açude do município, no Povoado de Algodões, que há um ano estava completamente vazio, agora apresenta um outro cenário. 


De acordo com o diretor de Recursos Hídricos de Salgueiro, Reginaldo Bezerra, o açude está com cerca de 70% da sua capacidade. "Nós viemos de uma seca de mais de seis anos e agora temos 70% do volume de água, que vai dá por mais dois anos se for usada de forma consciente", disse

A Caatinga já está verde. Tem pasto para os animais e os açudes estão cheios. Um cenário que o agricultor Sebastião Oliveira não via há muitos anos. A chuva na região levou muita alegria ao sertanejo. "Estou muito feliz de ter acumulado esta água para dar aos animais, lavar roupa. Eu estou muito feliz e agradeço a Deus" 


No povoado Retiro este ano o volume de chuva foi o maior dos últimos seis anos. O percentual de chuva acumulada já é de 86% para o esperado até o momento. A agricultora Raimunda Silva, que mora há muitos anos na localidade, sofria com o longo período de estiagem. "A gente pode se organizar um pouco. Pelo menos para tomar banho, lavar roupa e dar para os animais a gente tem. Está servindo muito", disse a agricultora. 


O período sem água estava tão intenso que tinha agricultor pensando em ir embora do lugar onde sempre morou. Esse foi o caso de Sotero Pereira, que agora tem outros planos. "Não tinha condições de a gente ficar aqui com o açude seco. Agora estou satisfeito, graças a Deus"



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Hora Certa
Nossos Parceiros
Publicidade
  • Amburgueria Sâmia
    Amburgueria Sâmia
    Cidade: Exu-PE
  • Pizzaria Sâmia
    Pizzaria Sâmia
    Cidade: Exu-PE
Associado Ablogpe


Horóscopo
Estatísticas
Visitas: 7749739 Usuários Online: 238


Bate Papo

Digite seu NOME:


Saiba mais através dos nossos parceiros abaixo:

Exu-PE Terra de Luiz Gonzaga o Rei do Baião
Copyright (c) 2017 - Exu Notícias - Todos os direitos reservados